Brasília, Niemeyer e a praça da discórdia



Brasília discute a mais nova idéia do arquiteto Oscar Me-acho-dono-de-Brasília Niemeyer. Que me perdoem os adoradores e bajuladores, mas já passou da hora de deixarmos de lado a noção de que ON é dono de Brasília e que temos que construir tudo o que ele põe no papel. Estão chamando essa praça por aqui de "presente de Niemeyer para Brasília". A única coisa realmente que presta nessa idéia absurda é o estacionamento subterrâneo para 3.000 veículos. A impressão que tenho é que ON, ao passear pela cidade não reparou que uma das principais distorções do plano original materializa-se na forma de dezenas, se não centenas de carros que fazem uso da Esplanada como estacionamento. Brasília tem carro demais, e basta uma passadela pela Esplanada dos Ministérios em dias da semana, entre 8 e 18 horas para se confirmar isso. Carros enfeiam a Esplanada, sêo Oscar. A solução? Já foi sugerida, na forma de estacionamentos subterrâneos, sob o canteiro central da Esplanada, mas os órgãos de proteção ao patrimônio dizem que vai descaracterizar o projeto original, blá, blá, blá. Será que o grande arquiteto não conseguiria bolar uma entrada que ferisse o mínimo possível o projeto original? E por que não entregar tal projeto à iniciativa privada?
Brasília precisa mesmo de um obelisco de 100m de altura e um edifício dedicado aos ex-presidentes? Brasília precisa mesmo de mais concreto? Ou será que já não é hora de soluções inteligentes e que tragam efetivos benefícios à população?

Comentários

Marcita disse…
Bem colocado, Ton! Não conheço Brasília, mas imagino a quantidade de carros junto aos edifícios públicos e a confusão na hora de ponta. Estacionamentos subterrâneos são óptimos e lamento que Lisboa, por exemplo, não tenha mais.
Agora, mais concreto? Pela "maquete", essa praça deveria ter mais árvores.
Ton disse…
He he. Acho que não é bem essa a idéia do Niemeyer. As árvores de Brasília, que você poderá ver pessoalmente, na maioria foram idéia do Juscelino Kubitschek. Ele mandou plantar árvores frutíferas por tudo quanto é lado, tem jaqueiras, mangueiras, tamarindeiras, pés de jamelão (que dão, além de muita fruta e muita sujeira, muita sombra também).
Ana disse…
Ton, eu também nao vejo a necessidade de mais um monumento. Num pais onde nao tem nenhum museu ou um memorial pra homenagear os 5 milhoes de escravos que pra suas terras vieram, qual é a idéia de criar mais um monumento que vai custar uma fortuna pra homenagear ex-presidentes ??? até porque eu nao lembro de nenhum presidente que mereça algum tipo de homenagem. Eu acho Brasilia bonita, embora ache que o tempo do ON jah se foi e que esse tipo de arquitetura jah era.
Ton disse…
Ana, exatamente o que eu penso. Apesar de eu achar que o ON tem realmente talento e isso ninguém duvida. O que me deixa p*** é a noção que se tem por aqui de que temos que construir tudo quanto é coisa que ele desenha. Cadê as soluções inteligentes, que trazem benefício real?

Postagens mais visitadas