Grutas de Minas Gerais: Rei do Mato e do Maquiné

O roteiro de nossa recente viagem a Minas Gerais, de moto, passou por duas maravilhas naturais do estado: as Grutas Rei do Mato, em Sete Lagoas e do Maquiné, em Cordisburgo.

Em 2019 o Governo de Minas Gerais lançou o PARC - Programa de Concessão de Parques Estaduais. Ambas grutas entraram nesse processo de concessão, pois localizam-se em áreas protegidas. O Programa visa a melhoria na gestão dessas áreas através de parcerias. 

Oficialmente chamada de Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, a gruta é de facílimo acesso, em um dos trevos de Sete Lagoas, na BR-040.

A Gruta Rei do Mato permite a visitação guiada, com equipamentos de segurança, por cerca de 220 metros de sua extensão total. Por ter desníveis muito grandes, várias passarelas foram instaladas para permitir a visitação sem afetar o piso natural da gruta. O desnível chega a 35 metros. A extensão da gruta chega a quase um quilômetro (998 metros) e há uma razão muito importante para a limitação a 220 metros. Exatamente no ponto em que a parte visitável termina encontra-se uma formação única no mundo, chamada de Torres Gêmeas:


Estender a trilha significaria ter de danificar essas estruturas, um encontro perfeito entre duas estalagmites e duas estalactites.


Toda a iluminação foi substituída por lâmpadas de LED, frias, que danificam menos as estruturas no longo prazo e todas as passarelas possuem guarda-corpo. 



Já a Gruta do Maquiné fica a 5 quilômetros de Cordisburgo, no Monumento Natural Peter Lund.
Uma boa estrutura aguarda os visitantes e os procedimentos de segurança são os mesmos, já que a gestão de ambos os MNs está a cargo da mesma empresa.

Esta gruta apresenta um desnível de apenas 18 metros e 550 metros de extensão são visitáveis. Por apresentar desníveis menores, há poucas passarelas e guarda-corpos sendo quase todo o trajeto feito no piso da gruta.







Já no fim da trilha, encontramos este recesso na rocha. Aqui, o dinamarquês Peter Lund descansava dos trabalhos de estudo e mapeamento da gruta. 





Comentários

Postagens mais visitadas