Muir Woods e Sausalito


Uma breve história:
Durante a Corrida do Ouro, florestas foram dizimadas para fornecimento de material de construção para cidade de São Francisco. William Kent, político e conservacionista, comprou o cânion, em 1905, com a intenção de salvar as "redwoods", como são conhecidas as gigantescas árvores que ali crescem. Dois anos depois ele foi processado por uma companhia de fornecimento de água que pretendia condenar o cânion com a construção de uma barragem. Foi salvo pelo Presidente Roosevelt, que declarou a área monumento nacional, em 1908.  A pedido de Kent, o parque foi batizado em homenagem a John Muir, renomado conservacionista que fundou o Sierra Club, em 1892, em São Francisco, primeira organização não-governamental a dedicar-se à proteção do meio-ambiente.
O parque é cortado pelo córrego Redwood, nome da espécie de árvore mais presente na região, prima das sequóias gigantes, ambas da família dos ciprestes.

Chegar ao parque por conta própria pode ser um pequeno desafio. Arranjamos o tour com uma agência de São Francisco e, na véspera, descobrimos que eles não teriam como suprir a segunda parte do trajeto, entre Sausalito e o Parque, distante umas 5 milhas (8 quilômetros). Segundo a agência, o ônibus (ou van, não sei), tinha problemas mecânicos e não seria possível. Permitam-me fazer um aparte aqui: um agência séria se viraria para alugar um veículo e proporcionar o serviço aos clientes.
Bem, tomamos o hop-hop hop-off e descemos em Sausalito, bem cedinho. Primeiro problema: não havia um táxi sequer nas ruas. Conseguimos chamar um UBER e lá fomos nós para o parque.
No caminho, conversando com o motorista, ele confirmou uma informação de que não há sinal de celular no parque, para chamar o UBER de volta, mas há um "hotspot" que ele teria descoberto por acaso. Ao chegar, nos mostrou exatamente onde era o lugar.
Bia no hotspot
O parque é muito acessível, com trilhas fáceis e bem marcadas, contornando o riacho e em vários pontos cruzando-o. Caso você tenha tempo e disposição, programe-se para fazer uma das muitas trilhas que partem do caminho principal. Nós ficamos com o arroz-com-feijão pois pretendíamos passar apenas a manhã ali. E fazer só o básico também é fantástico. Não precisa falar muito, apenas dar uma boa olhada em algumas fotos:











































































Na saída, depois de um lanchinho, Bia foi tentar chamar o UBER pelo tal do "hotspot". E não é que funcionou? Bem, o suficiente para chamarmos o carro. Caso não funcione, o pessoal da recepção tem um telefone e uma lista de empresas de táxi e permite que você faça uma ligação.

De volta a Sausalito, resolvemos bundar um pouco por ali, tirar umas fotos, bater um rango.
Fui de fish and chips (que não é chips, mas french fries) e cerveja. Bia foi de sanduba.
Depois de bundar um tantinho, tomamos o ferry de volta para SanFran, o que nos permitiu novas vistas da Baía e da cidade. Definitivamente um passeio que recomendo muito, pois o parque é muito bonito, tranquilo e rende excelentes fotos.






Comentários

Postagens mais visitadas