Jampa 2013

Férias. Merecidas. Curtas. Deliciosas.
Inicialmente o plano era sair de Brasília, de carro, e ir até Monte Verde, MG, e de lá para Petrópolis e passando na volta por Ouro Preto e Mariana, pois teríamos duas semanas em setembro. Good. O problema foi que tive que ir a Cuba e as férias ficaram prejudicadas. Sobrou uma semana e road trip estava fora de cogitação. Praia, então. Para onde? Bia queria Bahia, mas desistiu da ideia. Floripa ainda estaria muito fria para praia. Aracajú era a melhor possibilidade, mas Bia estava meio "nhé" com a ideia. Finalmente decretei: vamos para João Pessoa de novo.
E assim foi. Vou postar algumas fotos de lá já já. A cidade mudou um pouco em três anos. Muitos edifícios de apartamentos pipocaram principalmente em Cabo Branco e Tambaú, mas também em Intermares, Bessa e, em menor escala, Manaíra. Loteamentos ao longo do litoral também cresceram.
Há um certo boom imobiliário, mas locais falam em bolha. A cidade é subsede na Copa do Mundo, o que pode explicar parcialmente o interesse, aliado à proximidade com o Recife e à melhor estrutura. Boa surpresa da viagem, Coqueirinho está mudada. Há três anos, a praia tinha uma pequena estrutura de quiosques. Infelizmente eles estavam em área de preservação.
A administração local, então, fez algo admirável. Retirou os quiosques da praia, cercou a área de preservação e, numa área próxima, fez uma espécie de praça de alimentação, na qual os quiosques são padronizados, de bom tamanho, dispostos em U, com uma área no meio com chuveiro e voltados para o mar.
Ótimo, grande ideia. A praia mesmo voltou a ser quase selvagem. E continua maravilhosa.
Aproveitamos o carro alugado e conhecemos Ponta dos Seixas, mas foi rapidola, só entramos e saímos. Barra do Gramame estava muito diferente da última vez. A maré baixa expôs os bancos de areia e formou um cenário especial.
Num dos dias, seguimos a avenida litorânea passando por Bessa, Intermares e chegando a Cabedelo, onde fizemos um passeio - totalmente dispensável - a Areia Vermelha. O lugar nada mais é que um grande banco de areia cercado de corais, que forma piscinas naturas na maré baixa. Há um barco restaurante que explora a área, com cadeiras, mesas e guarda-sóis e um atendimento de última. Conselho: leve seu isopor com bebidas.
Nesse passeio reconheci um sujeito aqui de Brasília. Motociclista, já tínhamos batido um papo antes, mas não chegamos a nos apresentar. Puxei conversa e acabamos conhecendo o Rogério e a Cláudia, sua esposa. Ambos gente finíssima, acabamos nos encontramos depois em Coqueirinho e para um jantar à noite.
O resto do tempo que passamos lá foi só curtindo a praia, a cidade, a vista.
E agora mais algumas fotos.
De snorkel em Picãozinho
Corais em Picãozinho
A fauna local "trabalhando"
Barra do Gramame
Ponta dos Seixas

Até a próxima, bela Paraíba.

Comentários

Pat disse…
Também quero! As fotos me deixaram com mais vontade ainda de conhecer Jampa! :)

Postagens mais visitadas