De onde vem a podridão?


Minha teoria: acabe-se com a bandalheira que ocorre nos municípios que boa parte dos problemas políticos que afetam o país serão resolvidos. Alguém levantou essa bola em redes sociais esta semana.
Sei que é meio utópico e que corrupção não ocorre só em nível municipal, mas veja por este ângulo: a bandalheira e a corrupção galopam país afora principalmente porque José Povo não sabe o que é acompanhar e fiscalizar o trabalho dos homens públicos, aqueles eleitos pelo voto direto. Vejamos: em Birimboca do Oeste há vagas para 7 vereadores que ganham lá seus milinhos por mês, para se reunirem uma vez por semana para discutir assuntos de "interesse da cidade". Nenhum dos eleitos vive do cargo. Uns são empresários, outros servidores públicos, e por aí vai. Pois bem, Seu Zé Povo votou no Vereador 1 porque ele é seu vizinho. O primo do seu Zé votou no patrão. O amigo do seu Zé, por outro lado, votou no primo dele. Todos se elegeram. Qual o problema aqui? Seu Zé não vai cobrar do seu vereador, porque ele é seu vizinho, é "gente boa". O primo dele não vai cobrar do vereador porque ele é o patrão, "posso perder meu emprego", e o amigo do seu Zé não vai cobrar do seu vereador porque ele é seu primo, "da família não se cobra, é gente boa".
Se essas pessoas não cobram de seus vereadores, como podemos esperar que vão cobrar de seus deputados estaduais, federais e senadores? Temos um problema aqui que tem sua origem no nível mais inferior do poder legislativo. Certos de que não serão cobrados pelo que fazem e menos ainda pelo que não fazem, esses vereadores pouco ou nada fazem. Basta apresentar uns projetinhos no último ano e gastar alguns reais que a reeleição está garantida. Bem parecido com os níveis superiores do Legislativo, né não?
Virou baderna no momento em que decidiram que vereador tem direito a salário. Não deveria ter.
O trabalho de vereador tem que ser voluntário, e tem mais, tem que ser visto por esse voluntário como uma HONRA. Isso mesmo, representar o povo (como um todo e não para grupos) deveria ser visto como uma HONRA e não só por vereadores, deputados e senadores também. É vergonhoso um deputado federal ir à TV dizer que "é muito difícil viver com 18 mil reais". Ou vinte e quatro ou o que quer que seja, uma frase dessa mereceria resposta na forma de perda de mandato, pois trata-se de um desrespeito para com aqueles milhões que tem que viver, veja bem, TEM que viver com muito, muito menos que isso. Voltando aos vereadores, se fossem tirados os salários, só teríamos vereadores que realmente teriam interesse em trabalhar pela cidade e pelo seu povo. Na garupa dessa ideia poderia vir uma drástica redução dos salários de prefeitos e governadores, deputados e senadores. Eles todos já estão muitíssimo bem de vida, não estão? De mais a mais, recebem benefícios de toda ordem. Muitos quiseram parecer heróis quando deram fim aos 14º e 15º (!) salários. Olha só.
E esse é apenas uma das muitas mazelas brasileiras que fizeram o povaréu sair às ruas.

Manifestação sim, vandalismo não.

Comentários

Postagens mais visitadas