2012 e alguns planos

Está em fase inicial de planejamento minha primeira viagem de moto.
Deixa eu esclarecer aqui, antes que se pense que isso é algo banal: tenho poucos sonhos na vida. Viajar de moto é um deles. Sonho com isso desde que comecei a andar de moto.
Quando a idéia surgiu, em algum momento no ano passado, o plano era ir a Rio das Ostras, RJ, para o festival de jazz e blues que já é evento tradicional do calendário cultural daquele estado. Acabou não dando porque minha turma de faculdade combinou de se reunir exatamente nos dias em que eu pretendia viajar. E foi ótimo que aconteceu dessa forma porque, agora que estou colocando os planos no papel, tem muito planejamento envolvido.

Viagem nenhuma é para ser feita assim, de qualquer jeito. Uma viagem de moto é coisa ainda mais séria. Como é minha primeira vez, e há grandes chances de eu ir sozinho, o planejamento tem que ser minucioso. Colocar a bagagem no carro, entrar e dirigir é uma coisa. Fazer a mesma coisa numa moto requer mais cuidado. Se já cansa fazer uma viagem longa, sentado confortavelmente num bom assento, com ar-condicionado e música, imagina no lombo de moto, com o corpo exposto ao vento e ao todo e qualquer solavanco da estrada? Lembrem-se que, numa moto, qualquer movimento do piloto causa algum efeito.
Bem, comecei a planejar todos os detalhes da coisa toda. Quilometragem, estimativa de consumo e de custos, possíveis locais para pernoite, pedágios, etc. Ainda não tenho o equipamento necessário completo, então vai começar por aí, completando a paramentação do piloto e da moto. Tudo tem que ser minuciosamente planejado, a fim de evitar quaisquer imprevistos. Evitar é quase impossível, minimizar, pelo menos. Como bom marinheiro de primeira viagem, pretendo ficar só em rodovias mais movimentadas, o que facilita caso necessite de algum tipo de socorro.
A preparação vai incluir um certo nível de dieta e alguns exercícios. Parece fácil, mas ficar em cima de uma moto por várias horas seguidas não é para qualquer um. Cansa e quando cansa, derruba. Na moto não dá para ficar esticando o braço, fazendo alongamentos, tem que parar mesmo.
Outro ponto importante é a bagagem. Não só não dá para ficar levando a casa nas costas, como a bagagem tem que estar adequadamente colocada na moto, com uma correta distribuição de pesos. Viu? falei que não era simples.
Isso tudo quer dizer que já estou tomando a primeira providência para uma boa e tranquila viagem: planejamento, planejamento e planejamento. Isso, mais atenção, uma boa dose de paciência e responsabilidade. A propósito, o plano inclui agora uma perna extra na viagem: de Rio das Ostras a Pirapozinho, e de lá de volta a Brasília. Falta organizar as férias com meu chefe...
Este post foi escrito assistindo "Live at River Plate" do AC/DC (que platéia, a portenha!).

Comentários

Postagens mais visitadas