Haiti

A pergunta que muitos estão se fazendo esses dias é: como é que pode um povo tão sofrido, continuar a sofrer tanto? Catástrofe atrás de catástrofe.
A mobilização humanitária foi imediata e geral. Sou testemunha do esforço que o Brasil, como líder da missão de paz naquele país, empreendeu. Nossa Embaixada em Porto Príncipe foi atingida, sem vítimas. A sede da missão de paz, no entanto, não teve tanta sorte. Até agora 14 militares já tiveram suas mortes confirmadas. O Brasil tem um efetivo na região de cerca de 1300 homens. Segundo informações, o número dois da MINUSTAH, o diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa, estaria entre os mortos da missão de paz.
A situação no país é gravíssima, mas a ajuda não tardou. O Brasil enviou, além de homens para auxiliar nos trabalhos de resgate, equipamentos de potabilização de água, alimentos e remédios. O dia todo de ontem foi de muito trabalho para minha divisão. Logo cedo recebemos um grupo de 20 bombeiros militares que foram receber, em caráter emergencial, passaportes de serviço para que pudessem embarcar em vôo da FAB que partiu às onze da manhã. Uma pequena força-tarefa deu conta do serviço em cerca de 15 minutos. Logo em seguida soubemos que teríamos de ir à Base Aérea de Brasília para fazer o mesmo para um grupo de bombeiros militares vindos do Rio de Janeiro. Esse grupo trabalhou nas operações de resgate e salvamento em Angra dos Reis. Traziam consigo cães farejadores além de mais equipamentos. Em cerca de uma hora emiti, à mão, dado o caráter emergencial da situação, 24 passaportes para esse grupo, que reembarcou imediatamente, junto com um segundo grupo de bombeiros de Brasília. Antes disso, outro grupo de cerca de 20 homens da Força Nacional, passou por nossa divisão para também receberem seus passaportes. Devo acrescentar que é impressionante a serenidade que eles apresentavam, face ao trabalho que eles vão ter que encontrar por lá.
As fotos abaixo mostram os bombeiros, entre eles dois médicos, aguardam o momento de reembarcar e o Sucatão, na pista da Base Aérea, aguardando o reembarque dos homens .
Muito boa sorte, então, aos nossos valorosos bombeiros e soldados da Força Nacional e que o povo haitiano consiga, na medida do possível, por mais essa tragédia para trás.

Comentários

Marcita.blogspot.com disse…
Oi Ton!
Muito bom esse post para mostrar como as coisas funcionam. Sim, porque a gente sabe que vai essa gente para lá, mas não sabe como é o caminho. Acho que a tranquilidade deles é o fundamental para aguentarem o que enfrentarão por lá.
Obrigada pelas fotos também!

Postagens mais visitadas