Japão e a arte de comer

Este post culinário não vai ter nome de prato algum.
E por uma razão muito simples: em Hamamatsu pouca gente ou quase ninguém fala inglês. Como o povo japonês não é de gesticular, a comunicação em um restaurante, por exemplo, fica restrita a apontar as coisas em cardápios e muitos, mas muitos acenos de cabeça.
Isso feito, pode-se apreciar bons pratos da maravilhosa culinária japonesa. E o preço foi outra surpresa pois, em três pessoas, pedimos entrada mais prato principal, dois drinques cada e a conta bateu em pouco menos de setenta dólares. A experiência conta mais que tudo. Desde tirar os sapatos na entrada e depositá-los num escaninho com tranca cuja "chave" é um pedaço de madeira com dois cortes na parte inferior (a tataravó da fechadura moderna, provavelmente), até a mesa instalada num recesso no piso, onde se chega simplesmente andando por cima dos assentos. Os cubículos são separados entre si por cortinas de madeira. Não há privacidade completa, porém suficiente para podermos nos concentrar na comida e na companhia, sem ligar para o que acontece na mesa do lado. A iluminação é sempre indireta e muito agradável.
No fim, uma noite extremamente agradável. Devo observar que, em uma semana, foi a primeira noite que pude dormir por quase oito horas seguidas. Life's good.
Panqueca de repolho com ovo, gengibre e molho yakitori (incrível)

Esse sopão aí contém ostras, cogumelos cujo nome já me esqueci, repolho e outros verdes

Esses rolinhos primavera são recheados com carne de porco picante e outra verdura qualquer

Sushi de ovas (não sei de quê)

O sashimi de salmão é servido numa "cama" de bambu, acompanhado de wasabi

Ostras empanadas servidas com molho e repolho fatiado

Comentários

Marcita.blogspot.com disse…
Tooooon!
Estava ansiosa por um post assim!
Bom, as ovas eu passo, mas o resto, que delícia!!! Ah como eu seria feliz comendo comida japonesa todos os dias!
Beijos!
Marcia
Kaká disse…
Faz tempo que vc não atualiza, hein...
Bjo

Postagens mais visitadas