Turistas e lojas convenientes

Turista normalmente é um bicho preguiçoso. Talvez por essa razão as lojas de souvenirs e outras cositas "típicas" sobrevivam. Convenhamos, souvenires são, em sua quase totalidade, muuuuuito bregas. Uma coisinha ou outra ainda passa. Mas me pergunto o que leva certas pessoas a levarem para casa um prato com a cara do Mozart impresso nele? Ou uma caneca com o retrato da rainha? Eu e minha mulher temos como rotina, sempre que vamos a algum lugar novo, comprar algum ímã de geladeira. Começou há alguns anos. Mas sou chato. Não compro qualquer um e detesto aqueles de foto. Sempre busco algo que seja representativo, criativo e de boa qualidade.
Mas voltemos às lojas e os turistas. Lojas de souvenires são convenientemente montadas em lugares estratégicos. Até aí tudo bem. Faz sentido, pois a grande massa turística não quer ficar rodando a cidade atrás de algo realmente típico. Acabam comprando coisas típicas, mas produzidas na China. Para mim, isso tira o encanto. É como ir ao Brasil e comprar berimbau no aeroporto. Mas muita gente faz isso, pois é conveniente.
Acho bacana levar souvenires para casa, depois de uma viagem. Mas tenho queda por artesanato, seja ele representativo do lugar ou não. Pode ser algo feito de material abundante na região. E aí a coisa degringola também. Se um lugar é famoso pelos cristais, fatalmente, em alguma loja, você vai encontrar Mickey Mouses, torres Eiffel, fuscas e outros badulaques feitos do material "típico" mas que nada têm a ver com o país. E tem gente que compra. É meio ridículo.
Acho que talvez o problema sejam os turistas que deixam para comprar as lembrancinhas de última hora e acabam atacando a lojinha do chinês ao lado do hotel, na pressa, com o ônibus esperando e todo mundo lá dentro (sim, esse pessoal está sempre numa excursão). Aí compram quinze chaveiros com a foto dum castelo que eles nem visitaram - e provavelmente nem sabem onde fica - além de chocolates, doces produzidos em algum outro lugar que nada tem a ver com o lugar onde eles estão, abridores de garrafa aos montes, ímãs de geladeira (qualquer um, a tia velha não liga) e toda sorte de badulaque Made in China. Sim, porque loja de souvenir que se preze está nas mãos de chineses.
E sempre tem alguém filmando, não fotografando, mas filmando isso tudo.

Comentários

Kaká disse…
Tá viajando ainda?

Postagens mais visitadas