A loucura do clima

Já está ficando meio batido dizer que o clima está mudando, que a previsão do tempo é "imprevisível". Brasília este ano praticamente não teve sua estação seca. Ao que parece as chuvas já começaram.
Isso trouxe um efeito colateral bem bacana. A cidade que, nesta época, está normalmente marrom, poeirenta, com árvores peladas e gramados mortos, está toda florida. Ipês, paineiras e outras espécies não entenderam os aguaceiros fora de época e mandaram ver na florada. Por outro lado, aqueles que não conhecem bem Brasília perderam a chance de ver o "milagre verde", quando tudo volta ao normal assim que caem as primeiras chuvas. A saúde também agradece, pois é comum as salas de emergência dos hospitais se entupirem com pessoas, principalmente idosos e crianças, com problemas respiratórios causados pela secura. Sem falar no festival de lábios rachados de que muitos são vítimas.
Enquanto as chuvas são bem-vindas por aqui, em outras regiões elas causam estragos, atrapalham o plantio...
Nos cinco anos que morei na Europa, tivemos 2 - isso mesmo, dois - verões realmente quentes. Os demais eram cinzentos e frios. As primaveras por lá ainda salvam a pátria, com algumas semanas de estiagem, sol e calor.
Esperaremos para ver agora o que acontece durante a estação chuvosa por aqui. Será que chove menos?

Comentários

Postagens mais visitadas