Domingo é dia de...

Acordar tarde, ir à missa, fazer compras na feira, fazer nada...
Cada um tem seu jeito de curtir o domingo. Para alguns é dia de dormir mesmo até tarde, sem culpa, e acordar com o cheiro do frango assando na cozinha. Para outros, nada justifica ficar na cama além das sete da manhã: é dia de levantar cedo para curtir ao máximo, mesmo que seja para ficar na frente da tv o dia todo.
Para uns é dia santo, para outros dia de pequenos pecados como o da gula.
Eu, particularmente, acordo cedo todos os dias. A não ser que esteja muito frio, ou que eu esteja com muito sono. Ou de ressaca. Há anos cultivo o hábito de levantar-me cedo aos domingos. A manhã do domingo é meu momento solo. Saio para andar de moto, sem rumo, saio para fotografar, sento à frente da tv para assistir filmes ou a uma corrida. Desde os tempos do colegial já tinha esse hábito. Enquanto entre meus colegas rolava uma competição para ver quem dormia mais, eu quase abria a piscina do clube. Sempre curti muito as férias de verão, mesmo quando não viajávamos. Depois do almoço, enquanto muitos se refestelavam em seus sofás, eu pegava minha moto e saía sem rumo por aí.
Mais tarde um pouco, passei a usar essas manhãs de domingo para me "perder". Morei em São José do Rio Preto durante os anos de faculdade e saía frequentemente cedo para explorar recantos da cidade. Me perdia com vontade, para ver se achava fácil o caminho de volta.
Era como a música do Ira!: "nas manhãs de domingo, parece que todos olham pra você/Atravessando as ruas sem olhar pro farol/Nas manhãs de domingo..."
E ao escrever esta postagem, às 0715 da manhã, estou ainda indeciso sobre o que fazer: levar o cachorro pra dar uma volta, dar uma volta de moto e depois lavá-la...Bem, não tenho porque ter pressa, afinal é domingo.
E você, o que faz aos domingos?

Comentários

Marcita.blogspot.com disse…
Ton, gostei do post! Principalmente porque me identifiquei com ele.
Aqui em casa é uma guerra porque o Edson quer dormir até meio dia e eu acordo sempre pelas 7, 8h da manhã. Gosto de acordar cedo para arrumar a casa, tomar café com calma e aproveitar o dia (mesmo que eu não saia!).
Kaká disse…
É... meu domingo só começa depois das 8h30... 9h00 pelo menos. Depois vem o estágio de des-zumbização - momento em frente à TV assistindo repetecos do Friends, Esporte Espetacular ou qualquer outra coisa que não requeira muito esforço do cérebro.
Aí vem a decisão, onde almoçar? Aí faço mais um pouco de nada e puf! Acabou o domingo e - CREDO - está chegando a segundona.
Domingo é triste por causa da segunda. O expediente deveria ser de terça a sexta pra gente se preparar melhor psicologicamente.
Ex-alunas... disse…
Geralmente gosto de acordar por volta das 8:30hr, mas agora com o meu pingo de gente fica mais difícil se ele acordar mais cedo e quer o café, digo, leite-da-manhã dele.
Depois disso, gosto de ter o café-da-manhã sossegada, em família, geralmente com uma pãozinho quente recém saído do forno. Adoro cheiro de pão fresco!...
Depois eu vejo como a manhã rola. Ou cuido da casa, curto algum hobby ou "mimo" o filhote.
Se estou com vontade cozinhar, preparo algum prato especial, por que é domingo. E se o tempo estiver bom, um bbq improvisado e com a família sempre cai bem! Obviamente, no final disso tudo, já é final do dia e começa os procedimentos de preparação para a segunda-feira...
bjs saudosos!

Postagens mais visitadas