Chapéus e cavalheiros


Bons tempos aqueles em que se usava chapéu. Hoje em dia está cada vez mais difícil ver um cavalheiro usando chapéu. Damas só em ocasiões especiais. Concentremo-nos no âmbito masculino. Bem verdade que muito descoladinho por aí usa chapéu. Mas o acessório, nesses casos, perdeu o charme, na minha opinião. Vão sempre tortos nas cabeças, acompanhando tênis nos pés. Tsc, tsc. Meu primeiro chapéu comprei no Panamá. Sim, um Panamá. Os legítimos são feitos no Equador, único lugar onde se encontra aquela palhinha molinha e flexível. Depois, há alguns anos, comprei um de feltro muito bacana, marrom, de inverno, em Gent, Bélgica. Usava-o sempre que podia. Na mudança da Holanda para cá, apesar de meus reiterados pedidos, o pobre foi embalado de qualquer jeito, prensado entre objetos mais pesados. Chegou aqui todo deformado. Esse chapéu já fora arrancado da minha cabeça numa noite de vento e chuva e, numa cena típica de desenho animado, parou bem debaixo das rodas de uma van. Desconsolado, resgatei-o do aslfato sujo e molhado e levei-o para casa. No dia seguinte, já escovado e cuidadosamente colocado sobre superfície plana, estava pronto para outra. Mas não resistiu à incompetência do primeiro mundo.
Nesse meio tempo descobri os excelentes Tilley. Feitos no Canadá, os Tilley foram criados por um sujeito - Mr. Tilley - que adora viajar, velejar e outros "ar", e sentia-se frustrado por não encontrar um chapéu que aguentasse os rigores de suas aventuras. Criou o primeiro protótipo que fez sucesso entre seus familiares e amigos. A partir daí, foi evoluindo e hoje conta com uma fantástica linha de chapéus, roupas e acessórios para viagens. Dê uma sacada: www.tilleyendurables.com
Os chapéus do sêo Tilley protegem do sol, são extremamente resistentes, bóiam, secam rápido, podem ser achatados na mala, entre outras características bacanas. Na recente viagem ao Canadá, não resisti e adicionei outro modelo ao meu guarda-roupa: o modelo Audubon, em verde oliva, juntou-se ao tradicional T5. São chapéus para serem usados frouxos na cabeça e por isso mesmo muito confortáveis.
Mas infelizmente, no Brasil, estranha-se ao ver alguém usar chapéu - exceto lá em Barreto- pelo simples prazer de usá-lo. Tom Jobim o fazia sem problemas. Fazia parte do "personagem". Por outro lado, os homens de outros tempos eram mais elegantes. Mesmo os jovens. Os tempos são outros, mas gostaria que o hábito de usar um bom chapéu voltasse. Farei a minha parte.

P.S.: a foto lá em cima foi tirada do site da Tilley e mostra o Audubon.

Comentários

Kaká disse…
Chapéu é cool.
Eu gosto, mas não tenho.
Me faltam ocasiões pra usar... o vidinha besta!
Bjo!
MAC disse…
Tb sou amante de chapéus e os uso com bastante regularidade. Recentemente, ganhei um Tilley, adorei, mas ainda não o utilizei!

Postagens mais visitadas