Out with the old, in with the new

Em Brasília, o velho e o novo convivem em harmonia. Ou quase. Quem passa por aqui fica com a noção de que Brasília é só arquitetura moderna, arrojada. Houve um momento na história da cidade no qual a arquitetura reinante resumia-se a barracões de madeira e telhado de lata (acho que Eternit ainda não existia). A Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante, também não era pavimentada. Pudera, o destino da cidade seria a demolição, uma vez terminadas as obras de construção da Nova Capital. A Cidade Livre era o acampamento dos trabalhadores. Os que ficaram são conhecidos como Pioneiros.




Na foto acima, o prédio dos Correios. Abaixo, foto aérea, no qual pode-se ver a Avenida Central.


Pelas ruas do Bandeirante, como é chamado carinhosamente por aqui, ainda pode-se ver alguns edifícios remanescentes daqueles anos. O Hotel Central até há pouco tempo ainda funcionava, e encontrava-se exatamente como fora construído. Das construções mais célebres da capital pode-se mencionar a Igrejinha da Vila Planalto e o Catetinho. A primeira foi totalmente destruída pelo fogo e reconstruída recentemente seguindo as plantas e desenhos originais - apenas mais segura. O Catetinho quase foi todo carcomido por cupins, mas felizmente foi recuperado a tempo. A foto abaixo mostra uma casa na Vila Planalto, uma das muito poucas ainda existentes em sua forma original.

O desaparecimento desses exemplos de arquitetura tão simples quanto charmosa deve ser evitado a todo custo. Isso é mais que arquitetura. É história pura - perdoem a rima pobre. Finalmente, o exemplo do que há de mais moderno na arquitetura de Brasília, o belíssimo prédio da PGR, Procuradoria Geral da República.


Comentários

Anônimo disse…
A casa aí de cima lembra muito as casas do interior do Paraná. Uma voltinha ao passado e muita lembrança na cabeça.

PS.: fiquei com Just like Heaven na cabeça ontem o resto da noite! Manda um beijo pra Bia!

Postagens mais visitadas